Regulagem Básica de Guitarra
É sensacional conhecer bem sua guitarra, e isso o ajudará em longo prazo. Este artigo mostra, passo-a-passo, como você mesmo pode regular sua guitarra facilmente. Assim como em qualquer projeto, a primeira coisa de que você precisa é um bom conjunto de ferramentas.
Método
Verifique se o braço está reto. Olhe o braço em busca de deformidades ou curvas. Para verificar de forma mais precisa, coloque uma régua ao longo do braço, apoiando ela sobre os trastes. Faça isso com ambos os lados para ver se o braço não está torcido.
O braço tem que ter uma curva côncava bem suave, de modo que a mão se curve ligeiramente em direção à ponte. Os luthiers dizem que essa curva alivia um pouco o braço. Tem que haver um espacinho bem pequeno entre o braço e a ponta. Se a curva do braço se distanciar das cordas, para trás, você poderá ter problemas que afetarão a ação da guitarra; caso isso aconteça, você deverá levá-la a um luthier.
Faça uma medição mais precisa se você achar que o braço está empenado. Use a corda ré para verificar a linearidade do braço, verificando a altura da corda. Depois de colocar as cordas, coloque um dedo na corda ré no primeiro e no último traste e, em seguida, cheque a distância entre a corda e o braço da guitarra no 12º traste. O ideal é que o espaço permita passar um cartão de visita. Você pode verificar a linearidade de todo o braço tocando em lugares diferentes trastes e utilizando a corda como referência.
Se você tiver um calibrador, coloque um capo sobre o primeiro traste. Mantenha o último traste da corda mais grave pressionado. Com seu medidor, cheque a distância entre a corda e o oitavo traste. A medida deve ser de aproximadamente 0,010 polegadas (0,254 milímetro). Se a medida for maior do que essa, você terá que apertar o tensor. Gire a chave Allen no sentido horário.
Ajuste o tensor do braço. Se você precisar fazer ajustes no braço, retire a tampa do tensor. Na maioria das guitarras, ele fica geralmente localizado na parte superior do braço, mas também pode focar na parte inferior, mais perto da ponte. Ajuste delicadamente, girando uma chave allen do tamanho adequado.
Se o braço estiver muito convexo, gire a chave Allen no sentido anti-horário, levantando as cordas. Faça esse ajuste devagar, girando apenas um quarto de volta de cada vez. Então, espere a guitarra acomodar um pouco e afine-a antes de testar ou tocar novamente. Deixe-a descansando durante a noite.
Verifique o ângulo entre o braço e o corpo da guitarra. Se o tensor estiver regulado, mas as cordas após o 12º traste estiverem muito distantes do braço da guitarra, pode haver um empeno do braço em relação ao corpo. Repouse a guitarra em uma superfície plana, e remova as cordas antes de desaparafusar o braço. Braços parafusados podem ser removidos do corpo retirando os quatro parafusos localizados na parte de trás da guitarra, para garantir que o encaixe esteja nivelado.
O braço da sua guitarra deve estar paralelo ao corpo, mas muitas vezes há serragem da vindo fábrica, o que significa que o braço está torto. Se assim for, limpe a área e parafuse o braço novamente.
Se o braço ainda estiver empenado, coloque um "calço entre os dois parafusos inferiores (para inclinar o braço para trás) ou entre os dois parafusos superiores (para inclinar o braço para frente). Qualquer coisa bem fina, como um post-it, funcionará bem. Esse calço precisa grudar na superfície e não se mover quando você parafusar o braço novamente. Se você precisar de um calço mais grosso, basta dobrar o post-it.
Prévia
Palestrante
João Signorelli
Ator e Palestrante
"Nasceu em 22 de dezembro de 1955, é formado em jornalismo e ator profissional há mais de 35 anos com passagem por todas as emissoras de TV do Brasil. Participou de mais de 30 peças de teatro e de 15 filmes. Como mestre de cerimônias, fez trabalhos com James Hunter(O Monge e o Executivo) por todo o Brasil e também como o Dalai Lama em sua última vinda ao Brasil (Ibirapuera e Anhembi, SP) e foi entrevistador na AllTv/Internet. Há seis anos se dedica a divulgar para o mundo corporativo e para o mundo educacional a mensagem de Mahatma Gandhi, através do monólogo teatral "Gandhi, um líder servidor", de Miguel Filiage, divulgando a cultura de paz por uma verdadeira ética nos negócios e na educação. É também apresentador, entrevistador e locutor."
Capítulos
-
Nenhum curso encontrado.