Os Segredos do Doce de Morango


Os Segredos do Doce de Morango


No início do mês, nós trouxemos pra vocês um post delicioso com um desafio que o pessoal da Lista de Casamento trouxe. E o resultado foi maravilhoso! Foram 10 mãos – sim, noivos e maridos participativos nos deram uma super ajuda – pra trazer pra vocês em apenas dois dias tudo aquilo que a Sam apresentou.

Mas nós notamos que muitas leitoras trouxeram dúvidas sobre as doçuras do post, especialmente sobre o Naked Cake – tanto aqui no blog quanto na minha página do Facebook. Por isso, resolvemos fazer um post especialmente dedicado a este moço, revisando as receitas, esclarecendo as dúvidas, trazendo muitas dicas e sugestões. O post está longo, mas isso é porque eu tentei colocar aqui da forma mais detalhada possível e com todas as dicas que consegui lembrar.

Mas eu juro que é fácil! Vamos lá aprender?

As receitas de massa podem ser as mais variadas. Pão-de-ló funciona, bolo amanteigado funciona e vários outros tipos de bolo funcionam também. Aqui no blog você confere duas receitas que uso: a de baunilha ou frutas, no post do desafio, e a de chocolate, no post de verrines. Cada receita dessa vai render uma assadeira redonda de 20 cm ou uma de 15 cm + duas de 10 cm.

O que deve ser observado na escolha da massa e no processo de produção: – Escolha uma massa que não tenha um resultado final muito leve e quebradiço, especialmente se você estiver trabalhando com bolos grandes (acima de 25 cm);

– Muitas pessoas, mesmo com uma massa leve e fofinha, gostam de umedecer o bolo com a calda da sua preferência, ou mesmo com guaraná, bolo de infância – quem nunca? rsrsrs. Essas massas que apresentamos nos links aí em cima (e muitas outras!) não pedem isso necessariamente, porque o resultado final é leve, mas vai do gosto de cada um. Para todos os bolos de camadas ou empilhados precisamos ter cuidado de não molhar demais as camadas de bolo, mas no caso do naked esse cuidado precisa ser redobrado. Se ele for umedecido demais pode virar uma pasta, o recheio não para onde deve parar, pode afundar (mesmo com os suportes de sustentação), enfim, corre o risco de virar uma massa confusa e disforme. Não queremos isso, certo? Por isso, se você gosta de caldinha, cuidado!

– No caso dos naked cakes, as laterais são tão estrelas quanto qualquer outra parte do bolo. Portanto, muito cuidado na hora de untar a fôrma! Unte e enfarinhe bem, depois retire bem o excesso de farinha, pra não ficarem pedaços de farinha grudados nas laterais.

Dica 1: peneire a farinha antes de usar; e se o bolo for de chocolate, misture um pouco de chocolate em pó à farinha que for usar para untar.

Dica 2: se você gosta de fazer bolo em casa e faz com frequência, um produto bacana pra ter no armário é o desmoldante. É um óleo de canola em spray, usado para untar a fôrma. Você não meleca a mão com manteiga ou margarina, economiza manteiga, farinha – e principalmente: tempo! – e o desmolde fica per-fei-to! O bolo sai da fôrma sem nenhum esforço e com total perfeição. Aqui em São Paulo encontramos em lojas especializadas de confeitaria, mas se não tiver na sua cidade, você pode comprar pela internet.

– Logo que desenformar e esfriar, embrulhe bem em plástico filme e mantenha na geladeira até a hora de usar.

– E olha que legal: se estiver usando massa de baunilha, você pode colori-la!

Gente, aqui no blog já demos tantas opções de sobremesas que podem ser usadas como recheio de bolo, que não tem mais nem graça eu dar receita aqui pra vocês (ou tem? Quem quiser mais levanta a mããããão!!! hehehe).

O ideal é escolher um recheio que seja mais firme e que permita atingir alguma altura. O motivo disso é puramente estético: com este tipo de recheio, você consegue fazer camadas de recheio mais aparentes, e até fazer algum detalhe com bico (como alguns modelos que vamos apresentar de inspiração no final do post). Recheios que eu acho bacanas e que já tem receita aqui no post: brigadeiro de qualquer sabor, ganache e creme de confeiteiro. Em futuros posts teremos novas ideias também.

Agora, como eu disse, a razão disso é puramente estética. Se você adora geleia caseira com pedaços, sabe fazer caramelo e adora, ou se na sua família tem uma receita de um creme de abacaxi que é divino, vale testar! Com cuidado, jeitinho e uma decoração feita com carinho, com certeza vai ficar lindo.

O que deve ser observado na escolha do recheio e montagem de cada andar:
– Como dissemos, escolha um recheio mais firme, de preferência.

– Especialmente para casamentos, os bolos costumam ficar expostos por várias horas. Portanto, cuidado com recheios que levam ingredientes frescos, como creme de leite fresco, chantilly, frutas inteiras ou em pedaços… Se você estiver usando algum ingrediente que requeira refrigeração, tem que manter o bolo na geladeira até a hora de servir! Não é um risco que valha a pena correr, pois as frutas podem soltar líquido e estragar (efeito acelerado dependendo do calor e umidade), os cremes frescos podem azedar e não vai adiantar de nada ter na mesa um bolo verdadeiro lindo, mas que ninguém pode comer… ????

Prévia

Apoiadores

Eva Turner
Anor Junior
CEO Koderloc

"Iniciei minha carreira como comissário de avarias. Trabalhei com seguros e depois por muitos anos em empresas de tecnologia. Encontramos uma oportunidade de mercado onde a isca de rastreamento se encaixa perfeitamente Gerenciamento de risco eficaz é aquele que busca entender o problema do cliente buscando soluções."

Eva Turner
Arthur Bevilacqua
Guitar Tech

"Roberto Shinyashiki é um profundo conhecedor da alma humana. Sua capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos o faz uma referência em temas como amor e felicidade. Em sua jornada pelo conhecimento da essência da vida, Roberto reúne a formação e a experiência de médico psiquiatra, os anos de atendimento em consultório, os grupos de pacientes e a busca existencial e espiritual."

Eva Turner
Diego Mendes
Palestrante

"11 years experienced with Marketing, Trade Marketing and Sales. Solid knowledge of product management, business planning, marketing intelligence, promotional action strategy, strategic process and tools for the sales and trade marketing team. Results-oriented with excellent interpersonal relationship, leadership and communication skills. 2 years of international experience in Barcelona (Spain) working in institutional marketing department and studying a Master of Marketing."

Eva Turner
Luis Vitiritti
Consultor de Riscos

"Administrador de empresas com ênfase em Comércio Exterior (1993-1996), trabalhou com importação e exportação (1993-1998), realiza trabalhos de consultoria em gerenciamento de risco e logística para o mercado de seguros (1999-hoje). Principal característica: objetividade e clareza nos trabalhos de prevenção de perdas, foco no cliente e resultados financeiros."

Capítulos

  • DOCE DE MORANGO

    Mas nós notamos que muitas leitoras trouxeram dúvidas sobre as doçuras do post, especialmente sobre o Naked Cake – tanto aqui no blog quanto na minha página do Facebook. Por isso, resolvemos fazer um post especialmente dedicado a este moço, revisando as receitas, esclarecendo as dúvidas, trazendo muitas dicas e sugestões. O post está longo, mas isso é porque eu tentei colocar aqui da forma mais detalhada possível e com todas as dicas que consegui lembrar.

Preços & Pacotes

Preencha o formulário abaixo para ter acesso completo ao curso.

  • ASSISTA SEMPRE QUE QUISER!
  • 100% ONLINE
  • PRATIQUE O QUE APRENDEU!
  • MATERIAL DE APOIO INTERATIVO
  • CERTIFICADO RECONHECIDO
  • AMBIENTE 100% SEGURO

Deixe seu comentário...

Seus dados pessoais não serão publicados.