Como aumentar sua produtividade


Como aumentar sua produtividade


Como aumentar minha produtividade? É a pergunta de qualquer pessoa que trabalha, seja como empregado ou dono do próprio negócio. As diversas atividades realizadas devem ser feitas não apenas respeitando prazos, mas também com qualidade. Com as diversas ferramentas tecnológicas que temos, por exemplo, pode ser muito mais fácil executar essas tarefas e, assim, aumentar a produtividade no trabalho.

Mas essas mesmas ferramentas, muitas vezes, acabam sendo responsáveis por eventuais perdas de tempo, que são um dos principais obstáculos para quem quer ser mais produtivo. As distrações da internet, do celular, somadas a hábitos errados e inclusive a fatos relacionados ao nosso bem-estar, minam qualquer chance de fazer nosso trabalho ser melhor do que é.

Mas, claro, a produtividade não é algo impossível, e também não é preciso viver apenas em função do trabalho para alcançá-la. Veja, abaixo sete, dicas que vão ajudar você a aumentar a sua produtividade no trabalho.

Organize as tarefas da maneira que for possível


Organizar as atividades principais é fundamental para que não apenas você tenha maior noção do que fazer, mas também para que esvazie um pouco a cabeça, sem a chance de apagar aquela atividade e terminar sem fazê-la.

Anote as tarefas que você deve fazer obrigatoriamente, pode ser numa lista, planilha, celular ou em outro lugar, mas que seja onde você tenha acesso fácil e veja com frequência. Separe-as de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e a real urgência dessa tarefa. Assim, você terá noção do que é importante e deve ser feito e do que pode ficar para outra hora.

Mas é importante não perder muito tempo apenas na tarefa de organização. Por a mão na massa é o que vai garantir o cumprimento da atividade, e não apenas saber que ela existe com anotações.

Controle o tempo de trabalho e descanso


Um profissional produtivo não é aquele que cola o rosto no monitor, leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as atividades. Atitudes desse tipo, que visam adiantar o serviço, na verdade, apenas fazem a produtividade cair e trazem até problemas de saúde.

Por isso, controle o tempo que você passa trabalhando. É recomendável intervalos de 10 a 15 minutos para cada 1 hora e meia de trabalho, e de até meia hora para cada duas horas diretas. As atividades não devem ser exaustivas, então, quando perceber que não consegue mais continuar, pare. Dê um intervalo a você mesmo para que possa aliviar o estresse e recarregar as baterias, para, quando voltar, produzir mais e melhor.

Tenha cuidado com as redes sociais, internet, celulares e afins


Suas contas em redes sociais, sites de notícia ou de humor, mensagens em chats e outros não devem tomar grandes porções do seu tempo. Esses serviços não são o seu trabalho, e usá-los demais não farão suas atividades ficarem prontas.

Por isso, se quiser mesmo ser produtivo, comece nas configurações desses serviços. Desative as notificações do celular, ou mesmo desligue-o durante uma atividade que demande maior concentração. No atendimento a um cliente, em uma reunião ou em controles de planilhas, por exemplo, notificações com convites de jogos ou comentários em fotos vão apenas desviar o seu foco e atrasar o prazo de entrega da tarefa.

Além disso, estipule horários para acessar seus perfis e seus emails. O tempo dedicado a essas atividades pode ser uma distração, mas não deve ser maior do que o tempo reservado para as tarefas. Com disciplina e vontade, você verá que é mais fácil do que parece e vai trazer ganhos reais à sua produtividade.

Utilize métodos que facilitam a produção


Existem métodos que podem ajudá-lo a ser mais regrado em relação aos horários e, com isso, conseguir produzir mais em um determinado intervalo de tempo.

O método Pomodoro, por exemplo, consiste em dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos de trabalho direto, e uso de intervalos de 5 a 15 minutos para descanso e recarga das baterias. Durante os 25 minutos, nenhuma distração deve afetá-lo, sendo que esse precioso tempo deve ser usado com foco unicamente no trabalho.

Há outro método que pode ajudar no aumento da produtividade, mas este é mais voltado para reuniões. Elas são necessárias, mas quando tomam mais tempo do que deveriam (estima-se que o tempo máximo de uma reunião deve ser de 2 horas) acabam com a produtividade de todos os envolvidos. Por isso, levante pautas para os encontros com a equipe, para assim evitar desvios durante as conversas. Leve para a sala de reunião todos os principais assuntos a serem comentados, pois isso agiliza as discussões e torna a reunião muito mais produtiva.

Tenha um bom hobby


Uma atividade que lhe faça bem fora dos horários de expediente com certeza fará seu trabalho melhorar. Todos devem, nos momentos de lazer, fazer alguma coisa que traga prazer e relaxamento, além de manter o cérebro funcionando. Ler, praticar esportes, aulas de música ou outras atividades vão fazer você se revigorar, esquecer dos problemas, manter sua cabeça funcionando e, com esse conjunto, elevar sua produção. O seu hobby pode inclusive lhe trazer boas ideias que ajudarão no trabalho.

Prévia

Apoiadores

Eva Turner
Anor Junior
CEO Koderloc

"Iniciei minha carreira como comissário de avarias. Trabalhei com seguros e depois por muitos anos em empresas de tecnologia. Encontramos uma oportunidade de mercado onde a isca de rastreamento se encaixa perfeitamente Gerenciamento de risco eficaz é aquele que busca entender o problema do cliente buscando soluções."

Eva Turner
Demetrio Araújo
Maquiador Profissional

"Bacharel em Moda pelo SENAC, maquiador pelo Centro Avançado Payot 2010, maquiador pela Academy Make Up Forever New York 2015. "

Eva Turner
Sérgio Hoeflich
Pesquisador & Palestrante

"Formação: Administrador em Comércio Exterior. Doutorando no GAESI USP, desenvolve pesquisa em processos e sistemas aplicados à Supply Chain Risk Management –(SCRM). Mestre em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ e MBA em Logística Empresarial pela FGV, com extensão na Manchester Business School (UK). Carreira/Principal atividade hoje É professor na ESNS, o Coordenador dos MBA em Gestão de Riscos e Seguros na ESNS Funenseg e do Gestão Estratégica de Compras do IBECORP, da Rede de Profissionais em Gestão de Riscos (GRISCO®), do GT de Supply Chain da CEE da Norma ISO 31.000 (Gestão de Riscos). Atua como pesquisador, palestrante, articulista, consultor e professor em organizações e instituições de ensino (Funenseg/ESNS, FGV In Company, Management e Cademp, UFRJ, SESCON/SP, FEMAR, ECEME, IBECORP). Em sua experiência profissional como executivo realizou o planejamento e a gestão logística, de riscos e de seguros nas empresas Penske, Tecninvest e OCASA."

Eva Turner
Max Trombini
Mestre Judô & Jiu Jitsu

"Max Trombini, nasceu em Ubatuba, onde iniciou os treinos de judô e jiu-jitsu na infância e adolescência. Teve uma infância humilde e conturbada. Abandonado pelo pai, foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em diversas confusões em sua cidade natal. Foi através do aprendizado das artes marciais, em especial o judô, que ele conseguiu se estabelecer emocionalmente e construir uma carreira que fez com que se tornasse um dos principais técnicos do esporte no Brasil."

Capítulos

  • Produtividade - Roberto Shiniashiki

    Como aumentar minha produtividade? É a pergunta de qualquer pessoa que trabalha, seja como empregado ou dono do próprio negócio. As diversas atividades realizadas devem ser feitas não apenas respeitando prazos, mas também com qualidade. Com as diversas ferramentas tecnológicas que temos, por exemplo, pode ser muito mais fácil executar essas tarefas e, assim, aumentar a produtividade no trabalho.

Preços & Pacotes

Preencha o formulário abaixo para ter acesso completo ao curso.

  • ASSISTA SEMPRE QUE QUISER!
  • 100% ONLINE
  • PRATIQUE O QUE APRENDEU!
  • MATERIAL DE APOIO INTERATIVO
  • CERTIFICADO RECONHECIDO
  • AMBIENTE 100% SEGURO

Deixe seu comentário...

Seus dados pessoais não serão publicados.